quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Marie Curie
Marie Curie nasceu em Varsóvia, capital da Polônia, com o nome de Maria Sklodowska. Seu pai era físico e a mãe que morreu cedo, era diretora de um colégio.
Em 1891 mudou-se para a França, onde dois de seus irmãos já moravam, e iniciou seus estudos universitários. Viveu ali com poucos recursos chegando,uma vez até desmaiar de fome durante a aula.
Quatro anos depois, se casou com o químico Pierre Curie. Estimulada pela descoberta dos raios X feita por Roentgen, e a das radiações do urânio por Becquerel, Marie Curie iniciou trabalhos de pesquisa que a levariam a identificar três diferentes tipos de emissão radiativas, mais tarde chamadas de alfa, beta e gama. Foi ela também que criou o termo radiatividade.Se apoiando na descoberta do efeito piezoelétrico feita por seu marido criou um método para medir a intensidade das emissões radiativas de materiais diversos. Trabalhando com diferentes compostos de urânio conseguiu também demonstrar que as emissões eram diretamente proporcionais à quantidade de urânio nelas presente. Isso provava que os átomos desse elemento eram os únicos responsáveis pela radiatividade daquelas substâncias.
Em 1898 ela também conseguiu demonstrar a radiatividade do Tório. No mesmo ano, com a ajuda do marido isolou, em meio a amostras de minério de urânio, diminutas quantidades de um novo elemento, ao qual deu o nome de polônio. Em dezembro, identificou outro elemento, e quantidades menores ainda: o rádio.
Para obterem maiores quantidades desses novos elementos, os Curie foram buscar sobras de minérios na Boêmia. Para isso, investiu suas próprias economias. Nos quatro anos seguintes trabalhando num laboratório construído num barracão de madeira em Paris, purificaram toneladas desses minérios. Assim, em 1902, conseguiram obter deles 0.1g de rádio. Mais tarde, purificado oito toneladas de um minério chamado pechblenda obtiveram mais 1g de um sal de rádio. Nunca decidiram patentear o processo de obtenção desses materiais.
Em 1903, dividiram com Becquel o prêmio Nobel de Física. Após a morte de Pierre Curie, em 1906, Marie assumiu seu cargo de professora na Universidade de Sorbonne se tornando a primeira mulher a lecionar ali. Em 1911 ela recebeu também o Prêmio Nobel de Química.
No final da vida se dedicou a supervisionar o Instituto do Rádio, organização para estudos e trabalhos com radiatividade, sediado em Paris. Faleceu devido à leucemia adquirida pela excessiva exposição à radiatividade.
Relevancia histórica, porque foi uma mulher a frente do seu tempo e já pegando o mesmo barco, conclusão:
Marie Curie foi uma mulher muito a frente do seu tempo, sendo a primeira pessoa a receber 2 prêmios Nobelem áreas distintas, sendo que em 1903 com seu marido Pierre Curie, recebeu o Prêmio Nobelde Física e em 1911 ganhou o Prêmio Nobel de Química. Em 1906 Marie assumiu o cargo de seu maridona Universidade de Soborne, tornando-se a primeira mulher a lecionar ali.Ela descobriu elementos radioativos como o rádio e criou o termo radioatividade. Em 1906 Marie assumiu o cargo de seu maridona Universidade de Soborne tornando-se a primeira mulher a lecionar ali.Além de ser uma cientista espetacular. Foi uma mulher batalhadora que enfrentou os preconceitos de uma época com mentalidade machista e poucos recursos, alcansando coisas que nenhuma mulher havia alcansado até a época, além de ter uma mentalidade bem mais evoluida para a época.
Bibliografia:
http://www.amulherguerreira.com/slvocesabia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie
http://ftp.cat.cbpf.br/verao98/marisa/MARIE.html
http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Curie/Curie3.htm
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1903/marie-curie-bio.html&sa=X&oi=translate&resnum=8&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dmarie%2Bcurie%26hl%3Dpt-BR (Traduzida)
Tem mais só que eu não peguei todas.
Relatório de desenvolvimento da pesquisa:
Po sor vo se beim sincero fiz na corrida em dois dias. Mais tentei faze direito pra não recebe NA.
Avaliação do trabalho realizado:
Foi bem legal, e bem menos chato que muitos trabalhos que andam passando porai, a história dessa Marie Curie até que é bem legal, eu aprendi bastante (sério!), mais como todo o trabalho eu não gostei de faze. Eu acho que fico direitinho mesmo com a má vontade de sempre.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Palestra do DMAE
Ele veio para concientizar os alunos da escola sobre os problemas ambientais e pedindo que tomassemos medidas de ajuda. Falou da história do DMAE e como foi a evolução dos modos de tratamento água e mostrando imagens que são muito significativas que mostram as coisas boas e mas da terra e como convivem juntas.
Foi uma palestra muito educativa que mostrou o quanto é importante conservar a água.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Pró-Guaíba
O Pró-Guaíba é um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para promover o desenvolvimento socioambiental da Região Hidrográfica do Guaíba. O Programa, concebido em 1989 e com duração prevista de 20 anos, surgiu a partir da consciência ambientalista do Estado. Nos anos 40, Henrique Luiz Roessler iniciou um trabalho pioneiro que resultou, em 1955, na criação da primeira entidade ecológica brasileira, União Protetora da Natureza, no município de São Leopoldo. O módulo I do Programa iniciou em 1995 e será concluído em junho de 2005, com um investimento total de U$$ 220,5 milhões, 60 % financiados pelo BID e 40% de contrapartida local.
A Região Hidrográfica do Guaíba tem 84.763,54 Km², abrangendo mais de 250 municípios em 30% do território gaúcho, onde vivem mais de 6 milhões de habitantes, a grande maioria(83, 5%) no meio urbano e 16,5% em áreas rurais. A região é formada por nove bacias hidrográficas e responde por mais de 70% do PIB do Rio Grande do Sul. A intensa atividade econômica-industrial e agrícola- resulta numa acentuada pressão sobre os recursos naturais. Os principais problemas ambientais nas áreas urbanas - principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Aglomeração urbana do Nordeste- são a contaminação industrial, a disposição irregular de lixo e o lançamento de esgoto "in natura" nos rios, arroios e Lago Guaíba. Nas áreas rurais, os problemas relacionam-se à contaminação por agrotóxicos, desmatamento e ausência de saneamento.
Além de desenvolver projetos de melhoria na qualidade de vida, o Pró-Guaíba está integrando todos os setores envolvidos com a gestão ambiental no Estado, viabilizando também a participação das comunidades. As decisões são tomadas pelos Conselhos Consultivo e Deliberativo, formados por secretários de Estado, representantes de entidades representativas da sociedade gaúcha e das ONGs ambientalistas.
Seus objetivos são: Estudar a vocação natural do solo, quanto ao uso atual e suas potencialidades;
Realizar obras físicas de conservação de solos, reflorestamento e de controle de agrotóxicos, com técnicas mais modernas e menos poluentes;
Estudar a relação entre os impactos positivos e negativos gerados pela utilização dos recursos naturais;
Contribuir para a conservação efetiva do patrimônio natural, fortalecendo as unidades de conservação existentes e promovendo o estabelecimento de unidades adicionais;
Promover a educação ambiental e a extensão rural, contribuindo para a mudança de atitude das pessoas face ao meio ambiente, especialmente em relação aos usuários dos recursos mais frágeis.
Promover o fortalecimento institucional e consolidar uma base legal integradora;
Elaborar um plano integrado para o manejo ambiental da região que trace as diretrizes, objetivos, políticas e estratégias para guiar o trabalho das instituições que ali executam ações;
Prestar serviços que facilitem o trabalho integrado das instituições envolvidas, especialmente através da geração de informações básicas e de critérios que guiem o uso adequado do solo, água e florestas;
Identificar, analisar, projetar e implantar sistemas de redução e tratamento de contaminação atmosférica e de despejos sólidos e líquidos;
As ações do Módulo I possibilitaram um aumento de 22% do esgoto tratado de Porto Alegre, 18,5% da Região Metropolitana, 9% da Região Hidrográfica do Guaíba e 6,1 % do Estado do Rio Grande do Sul.
Três estações de tratamento de esgoto foram construídas, duas em Porto Alegre, com investimentos que chegaram a 116 milhões de dólares, e uma no sistema Cachoeirinha/ Gravataí, beneficiando 542 mil pessoas.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Movimentos Ambientais 100% Por Allef
Tem os movimentos mais radicais
A partir do início dos testes nucleares e as explosões das bombas atômicas sobre o povo japonês, próximo a metade do século atual, é que surge e se organizam os primeiros ambientalistas, chamados alternativos, procurando mostrar ao mundo a possibilidade de estar sob o comando de malucos poderosos, que poderiam explodir o planeta por conta de suas veleidades. Somado a essas, o quase extermínio da águia americana pelos pesticidas agrícolas, a crítica às desigualdades oriundas da sociedade de consumo, além do grande desenvolvimento da indústria bélica e dos estados autoritários, levaram ao crescimento dos movimentos pacifistas que compuseram o surgimento dos hippies, vertente mais doce até hoje surgida no movimento ambientalista.
A partir de 1986, com o surgimento da Resolução CONAMA 001 no Brasil, muitos projetos de empreendimentos com potencial impactante ao meio ambiente foram obrigados a elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) como parte do licenciamento para sua implantação e operação. Tais exigências para aprovação de projetos de empreendimentos potencialmente poluidores seguiu uma tendência mundial de preservação dos recursos naturais, uma preocupação que surgiu a partir da década de 50 do século XX. Até esse momento, a noção de desenvolvimento esteve diretamente ligada à industrialização e ao crescimento econômico, entretanto, a acumulação de indústrias nos países em desenvolvimento cujos resíduos de sua produção eram despejados sem nenhum tipo de tratamento iniciou uma série de catástrofes ecológicas que fizeram com que se iniciasse uma reflexão sobre os rumos das atividades humanas no planeta. Surge nesse instante a idéia de se impor limites ao crescimento industrial para que o mesmo não cause danos irreparáveis aos recursos físicos e humanos da Terra.
Os movimentos ecológicos,são divididos em alguns tipos: o conservasionismo, o ecodesenvolvimentismo e o ecocapitalismo. O conservasionismo é o mais radical, a idéia é não utilizar mais os recursos da natureza. Isso é um tanto utópico, já que não podemos regredir no tempo e na tecnologia. Essas idéias que inspiram a ação dos movimentos mais ativistas, como o Greenpeace. Outra idéia é o ecodesenvolvimentismo, que acredita que podemos continuar nos desenvolvendo, mas de forma sustentável. A fundação SOS Mata Atlântica segue essa idéia. Finalmente, o ecocapitalismo que não se preocupa com o futuro. Acredita que devemos continuar a utilizar os recursos da natureza e só tomar decisões em casos extremos.
Atualmente, um dos principais movimentos ambientalistas são: WWF, GRUDE, Greenpeace e Fundação SOS Mata Atlântica. A missão do WWF-Brasil é contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a preservação da biodiversidade e com uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.O GRUDE (Grupo de Defesa Ecológica) tem como missão melhorar a qualidade de vida da população através da defesa e proteção do meio ambiente. Existem muitas ONGs atuando no mundo inteiro, sendo que muitas atuam no Brasil. Elas alertam sobre os riscos ambientais que ameaçam o planeta e ajudam a estabelecer uma forma de convivência harmônica com a natureza.
O mundo capitalista em que vivemos atualmente está deteriorando o planeta. Essa situação tem que mudar e o primeiro passo já está sendo feito pelas ONGs. Entretanto, enquanto toda a população não se conscientizar, não resolveremos esse problema.
Adaptado Por:Allef
Fontes:
http://www.sosmataatlantica.org.br/
http://www.wwf.org.br/amazonia/default.htm
quarta-feira, 9 de julho de 2008
O Passeio de Barco ao Guaíba
Falaram de bombordo, malbordo,proa, broa e essas coisas... O barco se chamava Martim Pescador e era de uma ong(eu acho!).
Mas os da turma C31 e C34 vão se lembra sempre de uma coisa deste passeio: O véio e a guria na lancha................
sábado, 21 de junho de 2008
Air=AR
Climate=CLIMA
Deforestation=DESMATAMENTO
Earth=TERRA(planeta)
Earthquake=TERREMOTO
Environment=MEIO AMBIENTE
Flood=INUNDAÇÃO
Global Warming=AQUECIMENTO GLOBAL
Greenhouse=ESTUFA
Greenhouse Effects=EFEITO ESTUFA
Hurricane=FURACÃO
Pollution=POLUIÇÃO
Rain=CHUVA
Recycle=RECICLAR
Reduce=REDUZIR
Reuse=REUSAR
Storms=RAIOS
terça-feira, 3 de junho de 2008
Um terceiro modo de transfrência de calor de um corpo mais quente para um mais frio, além de conduçao e convecção, é a irradiação térmica. Esse modo permite transferência de calor mesmo que os corpos estejam separados por vácuo.
O calor transmitido por irradiação térmica é denominado ondas de calor, ou calor radiante. As ondas de calor do Sol atravessam uma grande distância no vácuo até a Terra para trasferir o calor.
O Infra Vermelho
Em 1800, o astrônomo inglês Willian Herschel (1792-1871) descobriu que colocando um termometro nas regiões ilumunadas pelas luzes de diferentes cores e percebeu que a luz vermelha esquenta o termometro mais do que a luz violeta. Quando Herschel colocou o termometro na região ao lado do vermelho ele se surpreendeu ao ver que o termometro indicava que aí estava chegamdo calor.
Herschel conclui que algum tipo de ''luz não vizível'' chegava até essa região e a chamou de infravermelho.
A partir disso soube-se que um corpo não precisa emitir luz vuisível para que emita calor por irradiação.
CONTINUA...
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Aquecimento Global
Por pedido do professor vou escrever uma postagem a respeito do aquecimento global.
O sistema climático terrestre muda em resposta a variações em fatores externos incluindo variações na sua órbita em torno do Sol, Erupçoes vulcanicas, e concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa. As causas detalhadas do aquecimento recente continuam sendo uma área ativa de pesquisa, mas o consenso científico identifica os níveis aumentados de gases estufa devido à atividade humana como a principal causa do aquecimento observado desde o início da era industrial. Essa atribuição é mais clara nos últimos 50 anos, para os quais estão disponíveis os dados mais detalhados. Contrastando com o consenso científico, outras hipóteses foram avançadas para explicar a maior parte do aumento observado na temperatura global. Uma dessas hipóteses é que o aquecimento é resultado principalmente da variação na atividade solar.
Nenhum dos efeitos produzidos pelos fatores condicionantes é instantâneo. Devido à inercia térmica dos oceanos terrestres e à lenta resposta de outros efeitos indiretos, o clima atual da Terra não está em equilíbrio com o condicionamento que lhe é imposto. Estudos de compromisso climático indicam que ainda que os gases estufa se estabilizassem nos níveis do ano 2000, um aquecimento adicional de aproximadamente 0,5 °C ainda ocorreria.