quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Marie Curie

Histórico de Vida:

Marie Curie nasceu em Varsóvia, capital da Polônia, com o nome de Maria Sklodowska. Seu pai era físico e a mãe que morreu cedo, era diretora de um colégio.
Em 1891 mudou-se para a França, onde dois de seus irmãos já moravam, e iniciou seus estudos universitários. Viveu ali com poucos recursos chegando,uma vez até desmaiar de fome durante a aula.
Quatro anos depois, se casou com o químico Pierre Curie. Estimulada pela descoberta dos raios X feita por Roentgen, e a das radiações do urânio por Becquerel, Marie Curie iniciou trabalhos de pesquisa que a levariam a identificar três diferentes tipos de emissão radiativas, mais tarde chamadas de alfa, beta e gama. Foi ela também que criou o termo radiatividade.Se apoiando na descoberta do efeito piezoelétrico feita por seu marido criou um método para medir a intensidade das emissões radiativas de materiais diversos. Trabalhando com diferentes compostos de urânio conseguiu também demonstrar que as emissões eram diretamente proporcionais à quantidade de urânio nelas presente. Isso provava que os átomos desse elemento eram os únicos responsáveis pela radiatividade daquelas substâncias.
Em 1898 ela também conseguiu demonstrar a radiatividade do Tório. No mesmo ano, com a ajuda do marido isolou, em meio a amostras de minério de urânio, diminutas quantidades de um novo elemento, ao qual deu o nome de polônio. Em dezembro, identificou outro elemento, e quantidades menores ainda: o rádio.
Para obterem maiores quantidades desses novos elementos, os Curie foram buscar sobras de minérios na Boêmia. Para isso, investiu suas próprias economias. Nos quatro anos seguintes trabalhando num laboratório construído num barracão de madeira em Paris, purificaram toneladas desses minérios. Assim, em 1902, conseguiram obter deles 0.1g de rádio. Mais tarde, purificado oito toneladas de um minério chamado pechblenda obtiveram mais 1g de um sal de rádio. Nunca decidiram patentear o processo de obtenção desses materiais.
Em 1903, dividiram com Becquel o prêmio Nobel de Física. Após a morte de Pierre Curie, em 1906, Marie assumiu seu cargo de professora na Universidade de Sorbonne se tornando a primeira mulher a lecionar ali. Em 1911 ela recebeu também o Prêmio Nobel de Química.
No final da vida se dedicou a supervisionar o Instituto do Rádio, organização para estudos e trabalhos com radiatividade, sediado em Paris. Faleceu devido à leucemia adquirida pela excessiva exposição à radiatividade.

Relevancia histórica, porque foi uma mulher a frente do seu tempo e já pegando o mesmo barco, conclusão:

Marie Curie foi uma mulher muito a frente do seu tempo, sendo a primeira pessoa a receber 2 prêmios Nobelem áreas distintas, sendo que em 1903 com seu marido Pierre Curie, recebeu o Prêmio Nobelde Física e em 1911 ganhou o Prêmio Nobel de Química. Em 1906 Marie assumiu o cargo de seu maridona Universidade de Soborne, tornando-se a primeira mulher a lecionar ali.Ela descobriu elementos radioativos como o rádio e criou o termo radioatividade. Em 1906 Marie assumiu o cargo de seu maridona Universidade de Soborne tornando-se a primeira mulher a lecionar ali.Além de ser uma cientista espetacular. Foi uma mulher batalhadora que enfrentou os preconceitos de uma época com mentalidade machista e poucos recursos, alcansando coisas que nenhuma mulher havia alcansado até a época, além de ter uma mentalidade bem mais evoluida para a época.

Bibliografia:

http://www.amulherguerreira.com/slvocesabia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie
http://ftp.cat.cbpf.br/verao98/marisa/MARIE.html
http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Curie/Curie3.htm
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1903/marie-curie-bio.html&sa=X&oi=translate&resnum=8&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dmarie%2Bcurie%26hl%3Dpt-BR (Traduzida)
Tem mais só que eu não peguei todas.

Relatório de desenvolvimento da pesquisa:

Po sor vo se beim sincero fiz na corrida em dois dias. Mais tentei faze direito pra não recebe NA.

Avaliação do trabalho realizado:

Foi bem legal, e bem menos chato que muitos trabalhos que andam passando porai, a história dessa Marie Curie até que é bem legal, eu aprendi bastante (sério!), mais como todo o trabalho eu não gostei de faze. Eu acho que fico direitinho mesmo com a má vontade de sempre.

Nenhum comentário: